The Best Coffee in Brazil
Bruno Martins CEO FOTO: Virgínia Pitzer

 

Origem da ideia

A ideia se originou da própria experiência do Fundador, Bruno Martins, com o mercado de café e suas dificuldades. Em 2010, durante o curso de Pós-Graduação em Comércio Internacional, Bruno fez seu TCC sobre “As dificuldades na criação de uma marca internacional de café brasileiro”, na qual identificou através de pesquisas e entrevistas com produtores de café as principais dificuldades na exportação de café, principalmente de cafés Torrado e Moído (T&M).

Em 2013, quando Fundou a Sonar Consultoria em Comércio Exterior, teve como seu primeiro cliente uma empresa produtora de café, a Madame D’Orvilliers, da região do Cerrado Mineiro, que contratou a Sonar Consultoria para prestar o serviço de representação comercial para exportação de café torrado e moído. A experiência em prestar tal serviço fez com que Bruno melhor entendesse o funcionamento da cadeia de exportação de café e os problemas para o produtor.

Frente a estas experiências, em Junho de 2015, Bruno buscou Cristiano e João para compartilhar sua ideia de criar uma solução que resolvesse os problemas da cadeia de exportação de café, de onde surgiu a ideia da The Best Coffee in Brazil, uma plataforma que conecta produtores de café brasileiros e compradores internacionais.

Dor identificada

Entrevistamos 35 produtores, 10 exportadores e 10 compradores internacionais durante nossa participação no Lemonade e validamos todas as nossas hipóteses de dor de mercado:

- 95% dos produtores relataram não conseguir exportar por conta própria;

- 79% dos produtores preferem exportar diretamente ou o fariam se isso representasse maior valor obtido na venda da saca;

- 70% do produtores que não exportam não o fazem por desconhecimento do processo de exportação ou por não conseguir consolidar cargas;

- 100% dos compradores internacionais acreditam ser extremamente importante o contato direto com o produtor de café para mapeamento da qualidade e garantia de origem do café.

- 100% dos exportadores tem dificuldades em obter contatos de compradores no exterior

Solução proposta

A The Best Coffee in Brazil é uma Plataforma Web que conecta produtores de café brasileiros com compradores internacionais de café, cortando os intermediários na cadeia de exportação de café, seguindo uma tendência mundial de desintermediação na relação entre compradores e fornecedores.

A cadeia de exportação de café brasileiro é composta por inúmeros intermediários, que mantém o monopólio do contato dos compradores internacionais, Além disso, o próprio produtor, por desconhecimento do processo de exportação, dificuldade em realizar uma prospecção ou global sourcing (busca por potenciais compradores), dificuldade com idiomas e risco financeiro ao qual ele está submetido num processo de exportação, opta por vender seu café à um intermediário (Cooperativa, Exportador, Trader ou Broker).

Do outro lado os compradores, sejam eles torrefadores, distribuidores, atacadistas ou coffee shops, buscam maior diversidade dos cafés para composição de seus blends, preocupados principalmente com a origem do café (certificações, processo produtivo desde o cultivo, colheita e beneficiamento).

Desta forma, oferecemos aos compradores, além do contato direto com o produtor, o acompanhamento total de sua compra, através da rastreabilidade do café por tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) e follow up do contêiner e do despacho aduaneiro da remessa, tudo através de nossa plataforma. Também possibilitamos o pagamento na modalidade carta de crédito on line, de forma totalmente automatizada, muito mais rápida e segura. Todas as operações realizadas através da plataforma são asseguradas por uma apólice de seguro, permitindo que tanto o comprador quanto o produtor sejam ressarcidos no caso de alguma eventualidade.  

 

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site