João Guilherme Paiva – comercial, Guilherme Veras – tecnologia, Marcelo Rodrigues – executivo , Gustavo Horta - dir. criativo FOTO: Virgínia Pitzer
João Guilherme Paiva – comercial, Guilherme Veras – tecnologia, Marcelo Rodrigues – executivo , Gustavo Horta - dir.
criativo
FOTO: Virgínia Pitzer

 

Origem da ideia

A equipe Playbor decidiu por atuar no mercado de jogos em meados de julho de 2015. Nessa época éramos três integrantes (Marcelo, João e Gustavo) e amigos de longa data. Estudamos todo o ecossistema dos mercados brasileiros e globais de games, tendo como finalidade descobrir qual a melhor porta de entrada no mercado. Foi em outubro de 2015, no evento Startup Week, em uma palestra da TechStars no The Plant Coworking (espaço de coworking situado na rua Grão Mogol em Belo Horizonte), que Marcelo conheceu Guilherme. Reconhecemos a importância de Guilherme para a equipe e, após uma semana, Guilherme se tornou o quarto integrante da Playbor. Estabelecemos diversas frentes e entramos para o Lemonade com a proposta de atuarmos impulsionando produtos licenciados e jogos brasileiros de alto impacto.

Na primeira semana de Lemonade, pegamos uma série de mentorias para estabelecer um norte para a Playbor. Edmar Ferreira (Rock Content) nos ajudou a ter foco e a definir quais frentes eram mais viáveis e inovadoras. Tiara Bicalho (Instituto Inovação - Inventta BGI - Inovativa Brasil) confirmou que essas mesmas frentes eram as mais viáveis e nos abriu a mente para estratégias de entrada. Gibram Raul (NetBee) nos mostrou o quanto nossas ideias se convergiam para a formação de uma aceleradora. Aluir Dias (Programa Lemonade) confirmou a convergência dessas ideias e foi decisivo para essa tomada de decisão.

Finalmente, chegamos à conclusão que a ideia com inovação mais disruptiva para atuação no mercado de jogos digitais seria a atuação como aceleradora destes. Ao final da primeira etapa do Programa Lemonade, fomos acionados pelo Rafael, o qual afirmava o interesse em desenvolver uma aceleradora de jogos digitais desde 2015. Reconhecemos a importância de Rafael para a equipe e, após diversas conversas, ele se tornou o quinto integrante da Playbor.

Dor identificada

Desenvolvedores de Jogos Digitais

O Brasil possui em torno de 200 estúdios desenvolvedores de jogos digitais  registrados. Destes, entrevistamos 20 por áudio. Para termos uma análise mais apurada das dores de mercado, formulamos um questionário online, o qual foi respondido por 61 desenvolvedores de jogos digitais.

Em primeiro lugar, perguntamos quais os maiores desafios em publicar seu jogo no mercado. Os resultados foram extremamente satisfatórios:

  • 90% dos desenvolvedores de jogos digitais alegaram dificuldade na elaboração de plano de marketing estruturado;
  • 65% dos desenvolvedores de jogos digitais alegaram inexperiência em empreendedorismo como um dos principais fatores para o insucesso;
  • 60% dos desenvolvedores de jogos digitais alegaram a falta de visibilidade de seus jogos nas grandes publicadoras como um dos principais desafios. Isso acontece devido à grande quantidade de jogos lançados todos os dias nessas plataformas;
  • 60% dos desenvolvedores de jogos digitais alegaram a limitação de recursos financeiros como um dos principais desafios. Isso acontece devido à necessidade de equipamentos robustos para se desenvolver jogos de alta qualidade, custeio de estrutura e profissionais freelancer e alocação de recursos para o marketing.

Em segundo lugar, perguntamos como foi a experiência desses desenvolvedores de jogos digitais em publicar seus jogos, onde chegamos ao seguinte resultado:

  • 15% dos desenvolvedores de jogos digitais consideraram a experiência boa ou um sucesso;
  • 85% dos desenvolvedores de jogos digitais consideraram a experiência ruim, um fracasso, ou simplesmente não publicaram seus jogos.

Publicadoras e Distribuidoras Digitais de Games

As publicadoras e distribuidoras digitais de games são as vitrines dos jogos digitais, ou seja, são quem vendem o jogo. Com exceção de mídias físicas, praticamente todas as vendas online  de jogos digitais são realizadas através delas. Entrevistamos duas das quatro publicadoras e duas da quatro distribuidoras digitais de games brasileiras:

Perguntamos à essas publicadoras e distribuidoras digitais de games, através de entrevistas presenciais e online, quais as maiores dificuldades no processo de prospecção de jogos digitais e tivemos 100% de validação em duas grandes dores:

  • As publicadoras e distribuidoras digitais de games tem dificuldade na comunicação com os desenvolvedores de jogos digitais. Isso acontece devido falta de um setor comercial dentro dos estúdios desenvolvedores deste tipo de jogo. Muitos deles não disponibilizam sequer um e-mail para contato;
  • As publicadoras e distribuidoras digitais de games tem um processo ineficiente de curadoria de jogos devido à grande quantidade de jogos de baixa qualidade recebidos, sendo que a maioria desses jogos não são apresentados de maneira adequada.

 

Solução proposta

A Playbor se encontra atualmente participando de um programa de pré-aceleração chamado Lemonade. Este programa ocorre dentro de uma aceleradora de startups chamada Techmall. A Techmall surgiu para ser fonte de oportunidades, conexões e conhecimento para o desenvolvimento de startups globais. Nela, proporcionam uma base para que cada empreendedor e sua startup seja capaz de atingir o sucesso.

Nessa onda de aceleração, estão surgindo aceleradoras focadas em nichos específicos como: moda, saúde, educação e games. Você já ouviu falar em alguma aceleradora focada exclusivamente no mercado de jogos digitais? Pois existe e é um sucesso!

Surge a Playbor, a primeira aceleradora de jogos digitais da América Latina. Diferentemente das demais aceleradoras ao redor do mundo, a Playbor acelera seu jogo e não toma parte da sua empresa. A Playbor sabe que não faz sentido adquirir parte da sua empresa sendo que o foco do nosso trabalho é o seu jogo.  Por isso, trabalhamos com um modelo de royalty, onde os ganhos são relacionados apenas ao jogo em aceleração.

Entramos nesse mercado com a proposta de ser o elo entre desenvolvedores de jogos digitais e distribuidoras digitais de games. Nossa missão é transformar desenvolvedores de jogos digitais em empreendedores de alto impacto.

 

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site