IMG_3007fresh to go
Rafael Marchetti - CFO/COO, Túlio de Faria Porto - CEO FOTO: Virgínia Pitzer

 

Origem da ideia

A Fresh to Go nasceu da vontade de dois amigos em oferecer algo diferente, simples, prático e, acima de tudo, saboroso. Ambos sentiam a necessidade de se alimentar de forma saudável e prática, com itens frescos e prontos para consumo. As pessoas com quem os sócios conviviam e com quem os sócios conversaram sentiam a necessidade de se alimentar melhor, mas que isso fosse prático. Com uma amizade que se iniciou no início do ensino médio e com muita garra e vontade de empreender, os amigos arregaçaram as mangas, se tornaram sócios e iniciaram a empreitada.        

A Fresh to Go surge, então, como forma de solucionar esse problema, recorrente em várias pessoas, em várias cidades. Tudo é feito, pensado, elaborado e criado com cuidado e carinho para alcançar o nosso maior desejo: que o cliente entre feliz e saia ainda mais feliz.

Imaginamos a Fresh to Go como um destino onde seja possível conectar pessoas à alimentação saudável, funcional, gostosa, fresca e prática. Ao longo dos nossos pontos de venda, o cliente irá encontrar diversos sucos, chás, wraps, iogurtes, saladas, frutas e vários outros itens ao alcance da mão, nos nossos quiosques, sem frescura, sem enrolação, sem enganação.

Quando o conceito foi elaborado, os sócios queriam que paixão e propósito caminhassem sempre juntos. É daí que vem amor pelo que fazemos.

Dor identificada

A dor de mercado que foi identificada é algo latente e explícito. Quando se conversa com as pessoas, várias relatam, recorrentemente, que sentem dificuldade em se alimentar de forma saudável e prática. Foi conduzida uma entrevista com 200 pessoas de Belo Horizonte e, desse total, 80% relataram dificuldade de se alimentar de forma saudável e prática. Além de sentir dificuldade, tais pessoas também buscam se alimentar de forma saudável e prática. Esse problema foi identificado em 73% das pessoas entrevistadas. Além disso foi conduzida, em paralelo, uma outra entrevista com 11 estabelecimentos comerciais relacionados à saúde (hospitais, clínicas de estética, laboratório de análise clínica, spas etc) e 9 deles relataram que têm demanda de alimentos saudáveis e prontos para consumo.

Consideramos, através desses resultados, que a dor de mercado foi validada e que havia uma oportunidade a ser explorada.

 

Solução proposta

A Fresh to Go irá oferecer diversos itens frescos, saudáveis, prontos para consumo em locais de grande fluxo de pessoas. Shopping centers, grandes prédios comerciais, aeroportos serão nossos principais pontos de venda.

Muitas vezes, os clientes ou potenciais clientes não têm tempo ou disposição para se deslocar especificamente até um estabelecimento comercial somente para consumir um produto específico. Hoje busca-se praticidade, comodidade e conveniência. Como tal demanda foi identificada na dor de mercado, a solução proposta se encaixa nesse contexto. Assim como a Drogaria Araújo oferece conveniência e comodidade aos clientes, por estar na rota diária da maioria deles, a Fresh to Go também quer proporcionar essa comodidade e conveniência.

Foram exploradas diversas formas de entrada no mercado, como venda para outros estabelecimentos comerciais, vending machines, parceria com lojas de conveniência, food trucks, food bikes, parceria com academias e também com produtores de evento. Dentre todas elas, o quiosque em pontos de grande fluxo de pessoas se mostrou mais interessante por estar mais próximo do cliente, por conseguir maior abrangência de público, pela visibilidade da marca entre outros.

Foi feita uma experiência, de caráter temporário, no shopping Pátio Savassi, da rede Multiplan. Tal experiência constou em montar um stand temporário para testar a aceitação do produto em locais de grande fluxo. A taxa de conversão girou em torno de 22% ou seja, a cada 100 pessoas que entravam no espaço em que estávamos localizados, 22 compravam algum produto nosso. A visibilidade da marca aumentou e o retorno financeiro foi expressivo, com o aluguel sendo pago com 6-7 dias de faturamento. Vale mencionar que, ao final da experiência, o shopping fez um convite para que abríssemos um quiosque de forma permanente no corredor.

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site