Chefex
Mateus Moreira, gestor financeiro, Pedro Barros, comercial e Glauco Mordente, engenheiro de software FOTO: Virgínia Pitzer

Origem da ideia

Certo dia os amigos Mateus e Pedro, hoje sócios da Chefex, estavam conversando sobre as oportunidades do mercado de trabalho com o intuito de alavancar suas carreiras em busca de sucesso e realizações. Durante esse brainstorming Mateus sugeriu ao Pedro, que é formado em gastronomia, que ele começasse a realizar jantares e eventos gastronômicos na casa das pessoas, eliminando a necessidade dos clientes saírem de casa além de levar uma experiência gastronômica diferenciada e exclusiva para a casa do cliente.

 

Alguns dias depois, Pedro decide se inserir neste mercado de Personal Chef, contudo, ao buscar um canal que pudesse facilitar a divulgação e promoção de seus serviços Pedro percebe que não existe nenhum canal no Brasil que faça este tipo de interlocução entre o Chef de Cozinha e os consumidores finais. Dessa forma, Pedro decide se aprofundar nesta deficiência do mercado a fim de encontrar uma solução que atenda sua necessidade e possivelmente as de outros Personal Chefs.

Em seguida, Pedro se reúne com Mateus para falar a respeito da sua nova ideia de desenvolver uma plataforma eletrônica para ofertar os serviços de Pesonal Chefs em um único local. Rapidamente ambos começam a buscar mais informações sobre o mercado gastronômico e percebem uma crescente busca das pessoas por serviços gastronômicos de maior qualidade e valor agregado, de forma customizada, alimentando ainda mais a vontade dos dois em criar tal solução. Deste modo, decidem iniciar o projeto.

A partir dessa decisão Pedro procura seu amigo Glauco, formado em desenvolvimento de software, para falar a respeito da proposta de solução e convidá-lo para fazer parte do negócio, atribuindo a ele o desafio de desenvolver a parte tecnológica da solução.


Neste momento, os três junto, iniciam o planejamento para desenvolvimento de uma nova solução para o mercado gastronômico, a Chefex.

Dor identificada

A primeira tarefa do planejamento foi buscar a validação de algumas suposições necessárias para iniciar o desenvolvimento da solução, e verificar quais são os problemas mais latentes enfrentados pelo consumidor e também pelos personal chefs. Para isso foi necessário realizar duas pesquisas com públicos diferentes. A primeira pesquisa, com metodologia quantitativa, abordou 822 pessoas do público consumidor. Concomitante à pesquisa com consumidores, foram realizadas duas outras pesquisas, uma quantitativa, com 108 chefs de cozinha, e outra qualitativa, com outros 10 chefs de cozinha.

Após análises dos dados coletados foi possível validar as seguintes dores do mercado:

Público Consumidor:

  • Das pessoas que se mostraram dispostas a contratar um personal chef, 55% delas não conhece qualquer canal que as conecte a este tipo de profissional, fator que dificulta bastante no momento de contratar um personal chef;

Público Chef de Cozinha:

  • 77% dos chefs entrevistados estão insatisfeitos com sua profissão, devido a pelo menos um dos seguintes fatores:
    • baixa remuneração;
    • falta de reconhecimento;
    • estresse devido à longa jornada de trabalho;
  • Além disso, 87% dos chefs não utilizam ferramentas para divulgação do seu serviço. O que dificulta bastante o seu acesso aos clientes. 

Solução proposta

A fim de solucionar os problemas identificados por parte do público consumidor e dos chefs de cozinha, foi proposto o desenvolvimento de uma plataforma online que divulga e promove os serviços dos Chefs, facilitando a busca dos mesmos por consumidores interessados em experiências gastronômicas únicas e surpreendentes, além de realizar a intermediação das contratações feitas pelos consumidores, garantindo transações financeiras e pagamento e recebimento de forma segura e confiável.

A solução proposta foi validada através da disponibilização da plataforma, com funcionalidades mínimas de funcionamento, para o público consumidor e personal chefs, alcançando os seguintes resultados:

  • 8 mil acessos na plataforma em pouco mais de um mês;
  • 50% dos acessos convertidos em cliques nas páginas de chefs, menus e blog, demonstrando o interesse dos usuários em conhecer os serviços oferecidos;
  • 3 contratações realizadas;
  • Cadastro de 13 chefs e 35 menus;
  • Solicitação de cadastro de outros 43 chefs e 129 menus.

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site