Leonardo Trindade – CTO, Wolmara Gomes – CEO, Kátia Pires - CFO FOTO: Virgínia Pitzer
Leonardo Trindade – CTO, Wolmara Gomes – CEO, Kátia Pires - CFO
FOTO: Virgínia Pitzer

 

Origem da ideia

A ideia surgiu à partir da expriencia da CEO da empresa, Wolmara Gomes, que permitiu identificar no mercado de captação de recursos financeiros alguns problemas como:

  • desorganização do conteúdo sobre captação de recursos financeiros na Internet,
  • baixa interação e cooperação entre os integrantes da Tríplice Hélice do Sistema Empreendedor (Governo, Empresas e Universidades) o que impede o desenvolvimento de uma estratégia mais efetiva entre estes atores para alavancar o desenvolvimento do Sistema Empreendedor no Brasil.
  • grande dificuldade das empresas em captar recursos financeiros de longo prazo,
  • dificuldade das empresas em contratar consultores terceirizados,
  • alto índice de recusa dos projetos pelos bancos,
  • dificuldade dos consultores de captação de recursos autônomos em encontrar novos clientes e fazer parcerias com as instituições financeira
  • grande custo por parte das instituições financeiras e de fomento, principalmente com funcionários para auxiliar estes processos
  • metodologias de acesso, execução e controle dos processos de captação de recursos financeiros muito burocráticas e pouco acessíveis às PME.


Diante deste cenário iniciou-se o processo de pesquisa e desenvolvimento da solução ao mesmo tempo em que a equipe se formava: a primeira a se unir a sociedade, em 2014,  foi a COO Kátia Pires, gerente de PJ do Itaú e com grande experiência em vendas e processos. No início de 2016 entraram o sócio Leonardo Trindade, empreendedor e desenvolvedor, e a Cláudia Ligório, empreendedora e especialista em marketing digital.

Dor identificada

Munidos das hipóteses iniciais, desenvolvemos pesquisas que apontaram a confirmação da existência de uma dor que é latente para muitas pessoas. Consultando cerca de 900 pessoas em questionários fechados e 43 pessoas em entrevistas abertas, pudemos notar que 87% das pessoas já deixaram de fazer alguma atividade pela falta do produto ou equipamento necessário, sendo que dentre as poucas que nunca vivenciaram essa situação, 57% prefere uma alternativa que não seja a compra do produto. Detectamos também que 64% das pessoas alugariam algo seu para alguém.

Para validação das principais dores do mercado dos clientes, a equipe realizou uma pesquisa na qual foram entrevistadas 52 empresários e validou que:

  • 90% das empresas buscam recursos somente nos bancos onde possuem conta, deixando de fora mais de 200 instituições financeiras;
  • 98% reclamaram que tiveram muita dificuldade ao longo do processo principalmente com: prazo liberação dos recursos muito elevado, muita burocracia e dificuldade com a elaboração do projeto solicitado. Sendo que 50% dos empresas que iniciam um processo deste não conseguem o recurso no todo ou em parte.
  • 58% das empresas buscam informações sobre financiamento somente com seus gerentes de banco, que estão comprometidos em primeiro lugar com os bancos e não de passar a melhor taxa o cliente.

Dores identificadas

Para validação das dores dos consultores, a equipe realizou um questionário fechado e via e-mail com 357 consultores especializados em captação de recursos de longo prazo e validou que:

  • 70% tem dificuldade em captar clientes;
  • 65% tem dificuldade em acessar os bancos e
  • 84%, dos que trabalham sozinho, tem dificuldades no gerenciamento do processo, conseguindo executar de 1 a 3 processos simultaneamente por mês.

Solução proposta

A Capta Money desenvolveu uma plataforma onde a PME irá fazer o pedido, acompanhar e monitorar todo o processo de financiamento totalmente on line, reduzindo em 70% a burocracia. Com apenas o CNPJ da empresa, a plataforma levanta automaticamente 90% da documentação exigida e preenche todos os cadastros. Além de elaborar o projeto, a CaptaMoney proporciona o monitoramento automatizado que reduz significativamente o tempo de liberação do recurso. A CaptaMoney garante o matchmaker entre as suas necessidades e a melhor linha de crédito, já que seu algoritmo faz uma varredura em mais de 250 instituições financeiras, aumentando suas chances de sucesso e reduzindo taxas de juros. Por comissionamento a CaptaMoney retém uma porcentagem de cada transação.

 

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site