Pedro Henrique Salles Sant’Anna – COO, Carlos Eduardo Guerra Lemos – CEO, Leonardo de Campos Prado – CTO FOTO: Virgínia Pitzer
Pedro Henrique Salles Sant’Anna – COO, Carlos Eduardo Guerra Lemos – CEO, Leonardo de Campos Prado – CTO
FOTO: Virgínia Pitzer

 

Origem da ideia

O Allugator, “Airbnb para produtos”, é uma plataforma que agencia aluguéis de bens móveis não suscetíveis a registro. A ideia surgiu em uma aula sobre Economia Compartilhada. Nas relações de consumo praticadas diariamente pelas pessoas é extremamente recorrente o fato de comprarmos produtos que precisamos apenas usar pontualmente e que posteriormente não são mais utilizados, o que evidencia gastos desnecessários e acúmulo de produtos parados. Outro fato muito recorrente é o de as pessoas deixarem de fazer atividades que desejam em razão de não terem acesso aos produtos ou equipamentos necessários para fazê-las. O projeto foi apresentado pelo idealizador, Carlos Eduardo Guerra Lemos, na banca de conclusão do curso de Empreendedorismo Criativo da Perestroika, tendo sido campeão da banca. A premiação do resultado foi a oportunidade de receber mentoria na Techmall, tendo esta sido usada para traçar os melhores perfis para montar uma equipe sólida para execução. Com base nos perfis, Pedro Sant’Anna, estudante de Direito e Leonardo Prado, desenvolvedor de sistemas, foram convidados para a equipe, assumindo respectivamente os postos de Diretor de Operações e Diretor de Tecnologia. Pedro é amigo de longa data de Carlos Eduardo, que o convidou em função, acima de tudo, de sua reconhecida competência em todas as atividades profissionais já realizadas. Leonardo foi indicado por desenvolvedores de startups aceleradas pela Techmall em função de sua reconhecida experiência na área.

Dor identificada

Munidos das hipóteses iniciais, desenvolvemos pesquisas que apontaram a confirmação da existência de uma dor que é latente para muitas pessoas. Consultando cerca de 900 pessoas em questionários fechados e 43 pessoas em entrevistas abertas, pudemos notar que 87% das pessoas já deixaram de fazer alguma atividade pela falta do produto ou equipamento necessário, sendo que dentre as poucas que nunca vivenciaram essa situação, 57% prefere uma alternativa que não seja a compra do produto. Detectamos também que 64% das pessoas alugariam algo seu para alguém.

Solução proposta

O Allugator intervém nessa realidade de maneira precisa, oferecendo uma plataforma de agenciamento de locação de produtos como solução. O usuário se conecta na plataforma e solicita no Allugator o produto que quer e/ou cadastra os produtos que ele tem e quer disponibilizar para serem alugados. O Allugator conecta quem precisa do produto com quem o disponibilizou, retendo comissão e oferecendo serviço de entrega pela Shippify.

 

ISHI27-Facebook-icon

linkedin

email-icon

Site