Quem não conhece a Daniela Marinho está perdendo uma grande oportunidade de ser contaminado com um grande astral e muita inspiração! A mineira de 22 anos, que participou do Programa Lemonade 07BH com a Maquiapp, também ganhou uma viagem para conhecer o Centro Espacial Kennedy da NASA, como prêmio do Hackathon For Girls Only. Serão quatro dias de despesas pagas e a oportunidade de trazer experiências incríveis para o Brasil.

” Hackathons sempre mexem com a gente. Horas de programação, aprendizado, novas conexões, muito networking e muita, mas muita comida! O ambiente é sempre favorável para que cresçamos e desempenhamos papeis importantes, ajudando sempre nossa equipe a decolar. No Hackathon For Girls Only, promovido pela Hotmart, eu tive a oportunidade de conhecer mais 39 programadoras maravilhosas e cheias de histórias inspiradoras para contar. Para mim, só de estar entre elas já era uma grande vitória. Mas, quando chegou a hora do resultado, ser nomeada como a melhor desenvolvedora foi uma sensação indescritível, estarrecedora, extraordinária! Foi quando passou um filme pela minha cabeça, de toda minha história e dos inúmeros desafios que vivenciei durante toda a minha carreira. Eventos como esse fomentam a criatividade e conexão, reunindo mentes brilhantes, que juntas, podem transformar a vida de pessoas, assim como nós queremos fazer com as mulheres de todo o Brasil por meio do Herspect Workplace, uma plataforma na qual elas terão voz e espaço para avaliar anonimamente as empresas nas quais trabalham, de forma a mapear quais delas estão mais alinhadas aos propósitos femininos.

Toda essa reflexão a faz pensar na importância da representatividade feminina na tecnologia e empreendedorismo. É notório que poucas são as mulheres que habitam essa área e Dani diz que já é hora de interferirmos e tomarmos uma atitude para mudar esse cenário.

” O engraçado é que quando pesquisamos por “perfil de programadora” no Google Imagens, ele me sugere pesquisar por “perfil de programador” e exibe os resultados com imagens predominantemente masculinas, e o mesmo acontece quando eu pesquiso por “CEO de startups”. Faça o teste você mesm@ e reflita comigo, será que não tem algo errado nisso? Por que eu, mulher, comunicativa, dinâmica e simpática não posso ser programadora? Por que existem mais homens como CEOs?

Participando do Programa Lemonade, a empreendedora investiu em uma ideia voltada exclusivamente para o universo feminino, a maquiagem. Mas, independente da ideia do negócio, ela teve a experiência de mergulhar em um universo completamente novo em sua trajetória, podendo ser avaliada por 10 semanas por mentores e agentes, aprendendo novas técnicas, evoluindo seu negócio e vendo o quanto as mulheres que participaram do programa, em outras startups, podem impactar o meio que vivem quando essas estão fortemente engajadas em alcançar seus objetivos.

Durante o programa, junto com Ivan Bicalho e César Tavares, a equipe tirou a ideia da Maquiapp do papel a transformando em um clube de vantagens para profissionais apaixonados por maquiagem, que proporciona a aquisição de produtos de alto valor agregado, em pequenos lotes e pelos melhores preços.

” Por fim, parafraseando a empreendedora Priscila Gama, da startup Malalai, uma mulher sem medo muda o mundo, mas uma mulher sem medo e com tecnologia, muda o mundo mais rápido.

Nada mais justo do que essa última citação que Daniela faz à Priscila, que passou pelo Lemonade em sua segunda edição, sobre o poder que nós, empreendedoras, temos em nossas mãos. O Lemonade tem orgulho em mostrar o quanto somos diversos e democráticos em nossas turmas. Em cada edição temos uma igualdade maior de gêneros. Para que tenham uma ideia, na edição 07BH, das 16 equipes que passaram para a segunda fase do programa, 7 das delas tinham CEOs mulheres, e das investidas, ambas as representastes também eram mulheres. Isso mostra o quanto estamos empoderando e concentrando forças em boas mãos.

Acreditamos na igualdade e no poder de transformar ideias em negócios. E você, está com a gente?

Bárbara Santos

#EquipeLemonade