Vamos iniciar na próxima semana, dia 23 de maio, as inscrições para a nona edição do programa Lemonade. Pensando nos novos empreendedores, que muitas vezes não sabem alguns termos comumente usados em nosso dia a dia, vamos fazer aluns “posts-pílulas” comentando conceitos importantes.

O primeiro deles: afinal, o que é empreendedorismo?

Se dermos um google no tema conseguimos achar dois principais conceitos:

“Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios.” e “Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos.”

Ambos os conceitos fazem sentido! Certo? Mas para simplificar ainda mais a definição, resolvi buscar o sinônimo de empreendedorismo, e encontrei: fazer! Eu a achei o verbo ainda mais explicativo. Então, resolvi resumi o significado de empreendedorismo para: a vontade de fazer e acontecer!

 

Para que você tenha mais assertividade no momento de empreender é necessário que você entenda alguns processos e metodologias, que são fundamentais para fazer acontecer! Saber sobre o mercado que deseja atuar, conhecer seu público, estar atento às tendências e necessidades, mas principalmente: ter muita paixão! Você precisa saber ousar!

E ainda sobre empreendedorismo, algumas lições de carreiras aprendidas e compartilhadas por Steve Blank, empreendedor, professor e um dos maiores autores sobre empreendedorismo:

  • Ganhar no jogo do empreendedorismo é para pessoas que fazem, não para pessoas que teorizam;
  • Construir uma companhia em toda sua complexidade é uma tarefa impossível de ser resolvida por um computador;
  • Ler histórias sobre o sucesso do Facebook, ou blogs sobre os segredos de SEO pode até fazer com que você se sinta mais esperto ou esperta, mas não vai te fazer mais habilidoso ou habilidosa.
  • A não ser que você tenha uma tonelada de experiência (o que inclui fracasso) em uma ampla gama de áreas, você está apenas adivinhando.
  • Grandes carreiras começam descascando batatas.

Nós adoramos falar sobre esse assunto, transformar ideias em negócios e tirar dúvidas de futuros empreendedores. Se você tem uma ideia ou vontade de empreender, fique atento à nova edição no Lemonade, que tem início das inscrições no dia 23 de maio e também aos nossos eventos!

Até a próxima! 🙂

Bárbara Santos